Edificações:
A busca da qualidade no processo de produção das edificações, uma das metas que nos últimos anos impulsiona a introdução de significativas mudanças na construção civil, tem evidenciado a necessidade de uma abordagem mais ampla do processo e dos intervenientes envolvidos.
O processo de produção das edificações é constituído de duas etapas principais:
· Projeto (algumas vezes subdividido em etapas intermediárias desde a definição conceitual do projeto até a produção de detalhes de execução);
· Execução em canteiro.
Entretanto, a edificação construída não pode ser entendida, ela própria como a realização do objetivo do processo, pois é somente após à conclusão do projeto e da execução da edificação que ela pode ser colocada a serviço dos seus usuários e, servindo-os adequadamente em relação ao previsto, realizar o motivo pelo qual a edificação foi produzida.
Estando diretamente relacionadas com os objetivos do processo de produção das edificações e, portanto, com a qualidade do processo, as etapas posteriores à construção da edificação têm assumido crescente importância na gerência do processo. Essas etapas são:
· Operação;
· Uso;
· Manutenção.